terça-feira, 6 de agosto de 2013

Melhor visão de magia para RPG...

Mago a Ascensão

De todos os jogos de rpg que já joguei, storyteller é o sistema do qual eu mais gostei. Sem falar do cenário do sistema (mundo das trevas) e sua atmosfera mortífera, onde tudo e todos podem ser um inimigo em potencial e mesmo uma criança é capaz de atos aterradores.
Os vampiros, lobisomens, múmias, Changeling, anjos e demônios tornam a vida dos humanos muito difícil de ser vivida e conturbada, pois todos sentem que há algo além do que se fala, porém a manipulação das massas faz com que o rebanho siga sua vida sem fazer muitas perguntas.

Todas essas criaturas são jogáveis cada um com um tipo de história e um livro próprio para que os jogadores entendam suas características básicas e seu propósito.

Mas Mago a ascensão fala sobre um determinado tipo de ser humano que por algum motivo de um passo a mais na sua capacidade de viver e acabou por aprender a alterar a teia da trama (realidade) com sua vontade, tornando se criaturas a parte da criação. Verdadeiros criadores, chamados também de artífices da vontade.

Mago a Ascensão trouxe uma expectativa altamente nova em questão de jogos de rpg, sobre liberdade de atuação de um personagem, pois não tem uma lista de magias definidas como em D&D e outros jogos de rpg convencional. Porém diz através do conhecimento na esfera (campo de capacidade mudança de determinada parte da realidade) que vai de 1 a 5 inicialmente até a onde o mago consegue alterar a realidade, ou seja, o jogador cria a magia que irá fazer na hora do jogo e poderá alterá-la quando quiser usá-la de novo, tornando assim o jogador um pouco mais narrador também, mas lembrando que o narrador terá a palavra final sobre a magia.

No livro eragon a magia é vista mais ou menos do mesmo jeito, mas todos poderia fazer a magia desde que saiba as palavras certas para isso, já em A Ascensão, o ser humano comum nem entenderia o que é magia porque primeiro teria que “despertar” para a sua capacidade de mudar o mundo.



As Esfera da realidade são nove, e cada uma representa uma parte da realidade em si e elas são:

primordial, entropia, vida, espírito, matéria, forças, mente, tempo e correspondência. Cada uma será discutida mais outro dia e para aqueles que quiserem conhecer mais sobre esse jogo fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário